Crítica Animação Imersão Temporal (stop motion)

Essa atividade solicita uma análise crítica em relação aos stop motions produzidos pelos colegas de grupo, a qual devem ser analisados de acordo com os conceitos de finalística, causalística e programática, discutidos no texto do filósofo Vilém Flusser. No meu caso, que sou parte do grupo 7, escolhi o trabalho da colega Emanuelly para fazer tal análise. 

No stop motion produzido pela Emanuelly, é possível identificar uma sincronia na movimentação dos elementos em relação à música, e nesse ponto, por mais que em sua maioria o stop motion seja mais voltado ao conceito da programática, percebo uma essência causalística ao pensar sobre causas e efeitos e logo comparar ao fato de como os elementos do início do vídeo se envolvem diretamente com a música, na qual dá sentido para a movimentação e aos diferentes efeitos visuais gerados durante o stop motion. Porém, como já mencionado, a maior parte da composição desse trabalho encontra-se no conceito da programática, uma vez que a abstração presente nas figuras que compõem os elementos componentes do vídeo, não deixa claro uma interpretação específica, sendo assim, é algo livre de padrões previsíveis. E é esse um dos principais aspectos que tornam o stop motion, na minha opinião, programático, porque há imprevisibilidade. Além disso, o stop motion da Emanuelly produziu bem uma experiência imersiva. A música contribuiu bastante para isso, porém, tive a sensação de incompletude ao término do stop motion, pois é como se fosse continuar e apenas foi interrompido ou selecionado tal trecho, não ficando claro uma ideia real de término do stop motion. 


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